Algumas dicas para você conseguir fotografar a Aurora.
Você vai precisar ter uma máquina fotográfica que tenha controle manual. Mas não precisa de nenhum equipamento muito profissional. Como o ambiente estará sempre muito escuro, você precisará longa exposição para conseguir fotografar a Aurora e isso você não consegue com celulares e nem com máquinas automáticas.
Vamos ao equipamento:
- Máquina: qualquer máquina que você consiga efetuar configuração manual. A minha é uma Nikon D5500.
- Lente: Uma lente grande angular é que vai permitir que você consiga amplitude na sua foto - entre 14mm e 24mm é o ideal.
- Tripé. Como você terá que manter o obturador aberto por 15'' a 20'', sem um tripé suas fotos sairão bem desfocadas.
Configuração da sua máquina:
- ISO 800 ou acima. Se tiver controle de ruído, configure para o menor ruído possível, afinal você não vai querer suas foto cheias de "pontinhos".
- Foco no manual. Colocar no infinito.
- Ajuste para a maior abertura possível. Lembre-se de quanto menor o F, maior será a abertura.
- Velocidade do obturador: comece com 15''
Use um controle remoto ou programe o temporizador para que você não corra o risco de ter sua foto tremida ao apertar o disparador na própria máquina.
Com essa configuração, você iniciará suas belas fotos. Digo iniciará, pois cada um tem uma "personalidade fotográfica" e vai querer mais clara, outras mais escuras, enfim, a partir dessa configuração inicial você vai ajustando para a sua melhor foto.
Não esqueça de estar de luvas ao manusear o tripé. O metal a baixas temperaturas (provavelmente você vai estar em temperaturas negativas) poderá fazer com que seus dedos fiquem grudados nele, o que não vai ser nada legal. Leve também baterias extras porque no frio extremo a bateria descarrega muito rápido e você não vai querer perder uma bela foto porque ficou sem bateria.
Agora, é só praticar!
Belíssimas imagens!! Amei!
ResponderExcluir